História

O Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos foi criado em junho de 2003, formado por seis estabelecimentos de ensino: Escola Básica 2,3 Teixeira Lopes – escola sede, e as escolas básicas do 1.º Ciclo das Devesas, Matas, Quinta dos Castelos, Bandeira e Escola Básica de Cabo-Mor.

As quatro primeiras escolas pertencem à União de freguesias de Santa Marinha e Afurada e as duas últimas à União de freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, ambas freguesias urbanas do concelho de Vila Nova de Gaia.

O Agrupamento foi buscar o seu nome ao Patrono da escola sede, Costa Matos, o Homem que esteve à frente do seu destino durante 22 anos e à qual dedicou esforço, entusiasmo, perseverança, inteligência e trabalho. Foi justamente homenageado por toda a Comunidade Educativa, bem como pela Câmara Municipal de Gaia e pela Junta de Freguesia de Santa Marinha na altura em que se aposentou, tendo sido atribuído o seu nome a uma rua, como reconhecimento do valor enquanto pedagogo e dirigente escolar. O primeiro conselho diretivo liderado pelo Dr. Costa Matos era constituído pelos professores Maria Estela Ávila, Maria Josefina Santos, José Maria Henriques e José dos Santos Silva.