maos

Psicologia e Orientação

Atuam de  forma integrada e em estreita  articulação com a comunidade  educativa, corpo docente e não docente, pais e encarregados de educação, outros agentes educativos do meio envolvente.  Desenvolvem a sua atividade nos domínios  do apoio psicopedagógico a alunos e professores, do desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar e da orientação ao longo da vida.  

Compete à Direção-Geral da Educação (DGE):

  • conceber orientações e instrumentos de suporte à atividade dos psicólogos;
  • promover ações de formação contínua;
  • incrementar o trabalho em rede e a aprendizagem interpares.

A DGE tem a representação nacional da Rede Euroguidance. Neste ãmbito é responsável pela dinamização do Centro Euroguidance Portugal e pela manutenção do PLOTEUS, o portal europeu da oferta educativa e formativa.

A representação nacional na Rede Europeia para as Políticas de Orientação ao Longo da Vida (ELGPN) é igualmente assegurada pela DGE.

Publicações da ELGPN em Português.

O serviço de Psicologia e Orientação funciona no pavilhão do serviço administrativo da escola.
Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 17h.

Email: spo@aecostamatos.pt

Organograma

No âmbito do trabalho desenvolvido pelo Serviço de Psicologia e Orientação, com o intuito de orientar as crianças que as mãos são feitas para praticar o bem, para realizar as atividades diárias e para ajudar outros, exploramos o livro “As mãos não são para bater” de Martine Agassi.

Após leitura e reflexão deste livro, eis um dos trabalhos desenvolvidos:

Desenho realizado por Joana Rodrigues, aluna do 3.º ano da EB Quinta dos Castelos

Opinião da Joana: Gostei muito desta história porque as mãos são úteis para muitas coisas boas… como se pode ver neste desenho. Esta história mostra que não se deve bater a ninguém, devemos sempre ajudar as pessoas sem as magoar.”