SEMESTRALIDADE NO AE DR. COSTA MATOS
No AE Dr. Costa Matos, duas turmas de 7.º ano tiveram História e Geografia distribuídas semestralmente, reduzindo o n.º de trabalhos de casa, testes e aumentando as atividades em grupo.

"Vamos Animar a Floresta"

O projeto “Vamos Animar a Floresta” está a ser desenvolvido na Escola das Devesas, na turma do 1.ºC. Inserido no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento Dr. Costa Matos, é implementado, no ano escolar de 2017-2018, em regime de experiência pedagógica. Ao longo do ano, paralelamente e em articulação com as diferentes áreas disciplinares que permitem uma abordagem globalizante do ensino e da aprendizagem, o  Cinema de Animação irá dar voz à Floresta. Vamos visionar filmes de animação e analisá-los; vamos pesquisar, vamos conhecer a floresta, as árvores e suas utilidades, os animais, os cuidados e prevenção contra incêndios; vamos ouvir histórias sobre a floresta; vamos fazer visitas de estudo; vamos receber convidados; vamos criar uma história sobre a floresta, fazer os cenários e as personagens; vamos fazer um filme em stop motion; VAMOS ANIMAR A FLORESTA! 

"Together in the magical world of the Little Mermaid"

O projeto “Together in the magical world of the Little Mermaid foi desenvolvido na Escola da Bandeira, na turma do 1.º B. Inserido no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento Dr. Costa Matos, e implementado, no ano escolar de 2017-2018, em regime de experiência pedagógica. Os alunos de duas escolas primárias em países diferentes: Portugal e Itália trabalharam juntos na “história da Pequena Sereia”, dinamizando este projeto transversalmente nas diferentes áreas disciplinares do currículo: Português, Matemática, Estudo do Meio, Dança, Expressão Dramática, Artes Visuais, Música e TIC. Ao longo do ano, os alunos realizaram várias atividades em colaboração: a visualizaram o filme “ A pequena Sereia”, resolveram problemas matemáticos relacionados com a história, fizeram uma videoconferência com Itália para apresentar as personagens da história e as danças, construíram um livro digital, rimas, quadras e gravações áudio sobre as personagens da história, que colocaram no padlet partilhado. Em seguida, leram repetidamente e gravaram as falas do teatro em sala de aula a pares e em pequenos grupos e ensaiaram a apresentação do teatro. Construíram fantoches e apresentaram as danças, as quadras e o teatro aos pais no final do ano.

Deixe um comentário