Ano Letivo

Educação Pré-escolar

A educação pré-escolar, tal como está estabelecido na Lei-Quadro (Lei n.º 5/97, de 10 de fevereiro), destina-se às crianças entre os 3 anos e a entrada na escolaridade obrigatória, sendo considerada como “a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida”.

1.º Ciclo do Ensino Básico

O ENSINO BÁSICO visa assegurar uma formação geral comum a todos os alunos, proporcionando a aquisição dos conhecimentos basilares que permitam o prosseguimento de estudos.

2.º|3.º Ciclos do Ensino Básico

O 2.º Ciclo do Ensino Básico tem a duração de dois anos (o 5.º e 6.º anos do Ensino Básico). O 3.º Ciclo do Ensino Básico tem a duração de três anos (do 7.º ao 9.º ano do Ensino Básico).
No 2.º|3.º Ciclo do Ensino Básico, o ensino organiza-se por segundo um plano curricular, existe um professor por área disciplinar.

Educação Especial

A Educação Especial é o ramo da Educação que se ocupa do atendimento e da educação das crianças e jovens com deficiência física, sensorial mental ou motora, assim como das dificuldades de comunicação e emocionais. Tem como foco principal a diminuição dessas dificuldades que são impeditivas da aprendizagem e da inter-relação, sempre tendo em conta a globalidade do ser humano, nas vertentes sociais, afetivas, psicológicas e emocionais.